Zerar a evasão
Identificar os motivos Tenha em mãos o número de evasão para detectar as causas. Necessidade de trabalhar e gravidez precoce costumam ser as mais comuns, mas certamente a não-aprendizagem é o fator que mais contribui para o aumento desse índice. Procure saber em que séries isso acontece com maior incidência, a relação entre evasão e repetência e se a escola possibilita a participação de alunos em projetos extraclasse.
Controlar as faltas Solicite aos professores que informem a equipe gestora em caso de duas ou três faltas seguidas sem justificativa de um aluno. Peça que alguém da secretaria ligue para os pais do aluno - ou faça isso você mesmo. Caso o telefonema não seja suficiente, uma visita domiciliar pode ajudar. O importante é reforçar junto à família a importância de a criança frequentar a escola.
Envolver a família Durante todo o ano, promova encontro com os pais para conversar sobre o PPP e mostrar como podem ajudar a valorizar os estudos - perguntar sobre lições de casa e projetos e participar de reuniões e eventos são ações simples que produzem resultado.
Oferecer propostas diferenciadas Planeje com os professores atividades na hora do recreio ou no contraturno - como oficinas culturais e esportivas e a monitoria no laboratório de informática. Crianças e jovens se sentem estimulados a aprender quando têm a chance de desenvolver outros talentos e habilidades.
Buscar parcerias Faça um levantamento dos espaços culturais e de lazer (centros culturais, bibliotecas comunitárias e ginásios esportivos) para fortalecer o trabalho oferecido pela escola e facilitar problemas como a violência no entorno, fator que contribui para a evasão.
Ofertar cursos e estágios Para evitar que os jovens matriculados nos últimos anos do Ensino Fundamental e no Ensino Médio abandonem os estudos, entre em contato com empresas e centros de Educação profissional para oferecer estágios e cursos técnicos profissionalizantes