Trabalhar individualmente ou em grupos exige habilidades diferentes dos alunos
TRABALHO INDIVIDUAL
- Quando a atividade requer mais tempo para ser realizada
- Se o professor quer que o aluno evolua em uma capacidade fazendo uma atividade mais direcionada ao seu grau de aprendizagem específico
- Quando a atividade serve apenas para avaliar o grau de aprendizagem daquele aluno
TRABALHO EM DUPLA
- Se é necessário aliar dois conhecimentos distintos para uma atividade, pode-se juntar alunos que possuam cada um deles
- Pode-se explorar as variações de níveis de aprendizagem para que os alunos evoluam juntos
- Quando as questões de gênero ou sociais geram atritos, o trabalho em dupla ajuda alunos diferentes a se relacionarem para chegar a uma resposta comum
TRABALHO EM TRIO
- Estimula o aluno a ter firmeza para eventualmente insistir em seu ponto de vista, contra-argumentando com os colegas
- Um estudante fraco se aproxima de outro que sabe mais com a ajuda de um intermediário
- Na Educação Infantil, atividades com crianças de várias idades ganham com essa diferença de maturidade
TRABALHO EM GRUPO (Quatro alunos ou mais)
- Quando a temática é abrangente, ele vale para que os alunos aprendam de forma mais complexa a dividir tarefas
- Pode-se exigir mais da capacidade argumentativa, já que o professor consegue montar grupos com alunos que tenham raciocínios bem diferentes
- Temas complexos e polêmicos se desenvolvem melhor quando o debate é ampliado
FONTE : revista Nova Escola
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