quinta-feira, 24 de março de 2011

TÉCNICAS QUE AJUDAM O PROFESSOR NO SEU DIA-A-DIA E FAZ O ALUNO AVANÇAR

Trabalhar individualmente ou em grupos exige habilidades diferentes dos alunos
TRABALHO INDIVIDUAL
  • Quando a atividade requer mais tempo para ser realizada
  • Se o professor quer que o aluno evolua em uma capacidade fazendo uma atividade mais direcionada ao seu grau de aprendizagem específico
  • Quando a atividade serve apenas para avaliar o grau de aprendizagem daquele aluno
TRABALHO EM DUPLA
  • Se é necessário aliar dois conhecimentos distintos para uma atividade, pode-se juntar alunos que possuam cada um deles 
  • Pode-se explorar as variações de níveis de aprendizagem para que os alunos evoluam juntos 
  • Quando as questões de gênero ou sociais geram atritos, o trabalho em dupla ajuda alunos diferentes a se relacionarem para chegar a uma resposta comum
TRABALHO EM TRIO
  • Estimula o aluno a ter firmeza para eventualmente insistir em seu ponto de vista, contra-argumentando com os colegas 
  • Um estudante fraco se aproxima de outro que sabe mais com a ajuda de um intermediário 
  • Na Educação Infantil, atividades com crianças de várias idades ganham com essa diferença de maturidade
TRABALHO EM GRUPO (Quatro alunos ou mais)
  • Quando a temática é abrangente, ele vale para que os alunos aprendam de forma mais complexa a dividir tarefas 
  • Pode-se exigir mais da capacidade argumentativa, já que o professor consegue montar grupos com alunos que tenham raciocínios bem diferentes 
  • Temas complexos e polêmicos se desenvolvem melhor quando o debate é ampliado
FONTE : revista Nova Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário